logo
img

Tecnologia prática de energia renovável que reduz custos e ajuda o meio ambiente

Entre em contato

(79) 99644-3433

Detalhe Artigo

Tecnologia prática de energia renovável que reduz custos e ajuda o meio ambiente

CCEE contabiliza quase 21 mil migrações ao mercado livre até outubro de 2024
11/21/2024
Por Equipe Integra Energy

CCEE contabiliza quase 21 mil migrações ao mercado livre até outubro de 2024

Desde janeiro de 2024, a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica – CCEE registra uma movimentação intensa de consumidores aderindo ao Ambiente de Contratação Livre – ACL, conhecido como mercado livre de energia.  Em 10 meses, foram 20.973 migrações de novos consumidores. O volume recorde, ocorrido entre janeiro e outubro, é aproximadamente três vezes maior (183%) do que o verificado durante todo o ano passado (7.397).

 

Para se ter uma ideia, mais de 77% dos consumidores que estão chegando ao mercado livre são pequenas e médias empresas, como padarias, supermercados, farmácias e escritórios, atentas à liberdade de escolha e negociação que o ambiente oferece. Vale lembrar que a adesão desse perfil de consumidor ocorre por meio de uma comercializadora varejista, figura criada para representar os consumidores junto à CCEE. Com a onda migratória de 2024, o mercado livre registra ao todo 58.875 unidades consumidoras, sendo que 18.344 estão sob representação dos comercializadores varejistas. Já 40.531 atuam diretamente na CCEE.

 


Volume recorde de migrações é quase três vezes superior ao registrado em todo 2023


Setores que mais migraram 

 

Responsável por analisar em tempo real dados relevantes para o desenvolvimento do mercado de energia, a CCEE analisa continuamente 15 atividades econômicas que estão aderindo ao ambiente livre. Os setores de Comércio e Serviços são responsáveis pela metade das migrações, correspondendo a mais de 10 mil, seguidos pelo setor de Manufaturados, que registrou mais de 2,4 mil adesões, além de 2,3 mil novos consumidores do segmento alimentício.

 

Migração por Estado

 

O Sudeste responde pelo maior volume de migrações, sendo responsável por 50% dos novos consumidores. O estado de São Paulo lidera este movimento em 2024, com mais de 6.800, sendo seguido pelo Rio Grande do Sul (2.131), Rio de Janeiro (1.709), Paraná (1.588) e Minas Gerais (1.381).

 

Fonte: Câmara de Comercialização de Energia Elétrica

 

 

Quer saber mais como migrar para o Mercado Livre de Energia? Entre em contato com a equipe da Integra Energy, temos uma equipe altamente capacitada para ajudar na redução de seus custos com eletricidade.

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

What are you looking for?